A deputada Laura Sito (PT) participou, na quinta-feira (29), da assinatura do Termo de Cooperação e Parceria do Programa Minha Casa Minha Vida Rural – Calamidades, que vai possibilitar a reconstrução de 600 moradias em cidades atingidas pelas enchentes ocorridas em setembro do ano passado no Rio Grande do Sul.
A assinatura do termo aconteceu no município de Muçum, no Vale do Taquari. Serão contemplados agricultores familiares de 39 municípios que foram reconhecidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) como estado de calamidade. O investimento é de R$ 44,3 milhões com recursos do Governo Federal, isentando as famílias do pagamento das moradias que têm prazo de entrega entre 04 e 18 meses.
A deputada Laura Sito destacou a atuação do Governo Federal que, “junto com as prefeituras da região e os movimentos sociais estiveram ao lado das pessoas porque, em um momento como este, a nossa união é fundamental.” Conforme a deputada, “estamos em um momento histórico no Vale do Taquari. Temos um caminho longo pela frente e hoje vir aqui celebrar um contrato que vai possibilitar moradia para 600 famílias reforça o nosso compromisso com a reconstrução da região.”
Segundo o ministro da Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, este é um programa novo, criado para que as famílias rurais atingidas por calamidades, como foi com as enchentes no Vale do Taquari, pudessem ser beneficiadas com moradia. “Eu fico muito feliz de poder fazer essa entrega, o que demonstra o compromisso do nosso governo com o povo, especialmente com aquelas famílias, no momento da dificuldade.”
O documento foi assinado entre a Caixa e as duas cooperativas que irão construir as unidades habitacionais: Cooperativa de Habitação Camponesa Ltda e Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar Ltda. Esteve presente no ato, em Muçum, o Secretário Nacional de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen, representando o ministro Paulo Pimenta e o secretário nacional de habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira. Também estiveram na assinatura do termo a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães e o presidente da Conab, Edegar Pretto.